AsSALTO 05
Quartel de Monte Pedral
Localizado numa importante zona de expansão do tecido urbano oitocentista da cidade do Porto, o Quartel de Monte Pedral situa-se entre a Rua da Constituição (antiga Rua 27 de Janeiro), a Rua Serpa Pinto – para onde oferece o seu alçado principal – e a Rua Egas Moniz.
A ocupação daquele local tinha já iniciado com outro intuito, em 1892, com a construção do Asilo-Escola D. Maria Amélia, estrutura destinada a acolher 200 rapazes entre os 7 e os 14 anos. Mas, de forma um pouco inesperada, as obras são suspensas a 25 de abril de 1893, uma situação que se manteve até 1903. Esta interrupção acaba por promover uma mudança de estratégia, perante a dificuldade financeira da Câmara em terminar o edifício e o interesse entretanto demostrado pela Autarquia e por altos responsáveis do Ministério da Guerra para instalar naquele local o ‘Esquadrão de Cavalaria’.
Em Outubro de 1904 é então efetuado o acordo para a instalação do Quartel do Monte Pedral no local do Asilo-Escola. Curiosamente a mancha de ocupação do Asilo-Escola D. Maria Amélia, encontrava-se já delineada na belíssima planta da cidade do Porto de Teles Ferreira de 1887, apesar de este edifício nunca ter verdadeiramente chegado a ser terminado. Na altura em que o Inspector do Serviço de Engenharia da Grande Circunscrição Militar do Norte, Coronel de Engenharia João José Pereira Dias, assume o cargo de gestor do projecto para a instalação do Esquadrão de Cavalaria, em inícios de 1907, a construção do Asilo resumia-se aos alicerces, às terraplanagens e ao primeiro piso do Edifício Principal. Ainda assim, o projecto para o Asilo foi tomado em profunda consideração, havendo mesmo um ‘decalque’ pelas suas volumetrias, sistemas de construção e ornamentação arquitectónica. Com efeito, a Alçado principal do Quartel mantém exactamente o mesmo desenho que havia sido produzido para ao Asilo-Escola, com a excepção da torre sineira, que foi excluída, e dos três portais reduzidos a apenas um.
O Regimento de Cavalaria instalou-se no complexo em 1912. No entanto a obra, que um primeiro acordo estipulava durar seis anos e um segundo dez, acabou por ter uma construção faseada que se prolongou por cinco décadas. O terreno é composto por duas plataformas, ficando a inferior voltada para a Rua de Serpa Pinto e a superior, 4 metros mais alta, nos terrenos a nascente. Na parte inferior ficou instalado o edifício principal, com o ‘Corpo de Serviços e Comando’; a Ala Sul que acolhia quartos, escritórios e casernas para os 1º e 2º Sargentos; a Ala Nascente, realizada na década de 1960, com as cozinhas e o refeitório. A Ala Norte, que deveria encerrar o espaço, nunca chegou a ser realizada. Na plataforma superior localizam-se as instalações para os cavalos, nomeadamente o picadeiro, cavalariças para cerca de 90 cavalos e outras pequenas construções de apoio.
Em 31 de Julho de 1979, o Regimento de Cavalaria do Porto foi transferido para Braga e o complexo passou a acolher o Centro de Classificação e Selecção do Porto, sendo aí realizadas a Inspecção Militar. Este serviço, entretanto designado Gabinete de Classificação e Selecção do Porto em 2006, foi transferido no mesmo ano para o Quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. Foi então criada e instalada a Unidade de Apoio do Comando do Pessoal, que se manteve no Quartel de Monte Pedral até setembro de 2014, altura em que se transferiu também para o Quartel da Serra do Pilar.
Desde então, o Quartel – que se encontra à responsabilidade da Unidade de Apoio do Comando do Pessoal – está desactivado e à espera de novo proprietário.
DOCUMENTOS
IMPRENSA
Um quartel do Porto vítima de um AsSALTO? É já no 25 de Abril
Público P3, 18.04.2017
AsSalto ao quartel de Serpa Pinto no feriado do 25 de Abril
Jornal de Notícias, 18.04.2017
GALERIA
Organização
Carlos Machado e Moura | Noémia Herdade Gomes | Rui Neto
Parceiros
P3 | GSADesign | Cátia Cunha Pimentel
Apoios
Newsletter
Quero receber informaçãos sobre os AsSALTOS!