Deprecated: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated in /home/assaltoarquppt/public_html/wp-content/plugins/shortcode-cleaner-lite/includes/Module/Cleaner.php on line 43

Deprecated: explode(): Passing null to parameter #2 ($string) of type string is deprecated in /home/assaltoarquppt/public_html/wp-content/plugins/shortcode-cleaner-lite/includes/Module/Cleaner.php on line 270
Assalto 1 – AsSALTO

Assalto 1


AsSALTO 01

Edifício de rendimento na Rua de Santa Catarina

Trata-se de imóvel de rendimento num mítico quarteirão em estilo Art Deco tardio, edificado pelo promotor Ferreira e Filhos Lda., de Delfim Ferreira, que começou a ser construído em 1945. O projecto de arquitectura (1942) é da autoria dos arquitectos Eduardo Raul da Silva Martins e Manuel da Silva Passos Júnior e o projecto de estruturas é do Engenheiro Francisco Sarmento Correia de Araújo.

 

O edifício desenvolve-se na metade Sul do quarteirão situado entre a Rua de Sá da Bandeira a nascente, a Rua Firmeza a Sul, a Rua do Bolhão a Poente e a Rua de Guedes de Azevedo a Norte. O local onde está implantado o edifício corresponde ao da antiga Fundição do Bolhão, cuja demolição deu lugar a outros edifícios promovidos por Delfim Ferreira, entre os quais o Palácio do Comércio, edificado segundo o projecto (1940) dos Arquitectos David Moreira da Silva e Maria José Marques da Silva, respectivamente genro e filha do Arquitecto José Marques da Silva.

 

Tanto o edifício de rendimento como o adjacente Palácio do Comércio, enquanto obras de discípulos de Marques da Silva, integraram a «Exposição Conjunta das Principais Obras do Mestre e de Alguns dos seus Discípulos» realizada em sua homenagem póstuma na ESBAP em 1953.

E, com efeito, o estilo Art Deco tardio do edifício de rendimento, bem como inúmeros dos seus elementos decorativos e até a própria cor parecem encontrar ressonâncias com a Casa de Serralves, projecto de Marques da Silva, e residência de Delfim Ferreira a partir de 1957.

DOCUMENTOS

IMPRENSA

 

Azulejos, mármores, janelas e caixas de luz revelados no primeiro AsSALTO no Porto
Público, 01.12.2016 (edição impressa)

 

Mostrar a casa antes que o futuro chegue
Jornal de Notícias, 01.12.2016

 

Um AsSALTO para mostrar o património escondido do Porto
Público, 29.11.2016 (edição impressa)

GALERIA

Organização

Carlos Machado e Moura | Noémia Herdade Gomes | Rui Neto

 

Parceiros

P3 | GSADesign | Cátia Cunha Pimentel

 

Apoios

Newsletter

Quero receber informaçãos sobre os AsSALTOS!